Home

Artigos

Traumas de Face: Como ocorrem e qual o melhor tratamento?

Data: 24/11/2020

Os traumas de face podem ocorrer de várias maneiras, desde as mais comuns, até as mais complexas formas. Podemos sofrer traumas de face decorrentes de esportes, quedas, acidentes automobilísticos, agressões e os acidentes relacionados ao trabalho. Conforme maior a complexidade do trauma pode-se assim ser maior ou mais complexo o tipo de tratamento.

Falando de profissionais capacitados para realizar o tratamento de fraturas de face, atualmente existem algumas especialidades que podem realizar o tratamento, porém o mais indicado é o profissional Bucomaxilofacial.

O trauma de face pode ser classificado de várias maneiras, porém os mais conhecidos como mostra a imagem abaixo são Lefort I, Lefort II e Lefort III.

Agora que já conhecemos um pouco sobre as causas, as classificações e os profissionais capacitados para tratar traumas de face, vamos conhecer sobre as formas de tratamento?

Traumas mais simples podem ser tratados de forma conservadora, que é o método de tratamento em que o cirurgião apenas trata com medicamentos e o devido repouso. Em casos mais complexo o cirurgião opta pela (FIR) Fixação Interna Rígida, onde são utilizadas mini placas e parafusos. A FIR é benéfica, pois evita que o paciente fique com a boca “amarrada” por vários dias e permite uma higienização normal da boca, mastigação de alimentos devidamente recomendada pelo cirurgião após a cirurgia, o que resulta em uma recuperação mais rápida e eficaz.

 

Paulo Meneguzzi

Consultor Técnico