Home

Artigos

O que é a Cirurgia Ortognática e para quem ela é indicada?

Data: 31/08/2020

O que é a Cirurgia Ortognática e para quem ela é indicada?

 Ortognática que do latim significa (“Orthos”)  = correto e (“gnathos”) = maxilar, literalmente é a correção dos maxilares. Para explicar melhor e mais simples, esse tipo de cirurgia reposiciona a maxila, a mandíbula e o mento (queixo), aperfeiçoando a estética do rosto, melhorando a mordida, o que resulta em melhor autoestima função motora e acima de tudo a qualidade de vida.

A cirurgia ortognática é indicada para adultos que sofrem de alguma alteração nos ossos maxilares devido ao seu crescimento inadequado. Resumidamente a ortognática tem como objetivo corrigir a mordida (oclusão), melhorando a estética do paciente e podendo ainda trazer benefícios para a respiração.

 

Como a ortognática é realizada?

Primeiro o cirurgião bucomaxilofacial faz um planejamento no computador através de um software que indica milimétricamente os locais a serem operados, podendo pré-visualizar o resultado final do procedimento antes mesmo de ser realizado.

Após o planejamento podemos afirmar que a cirurgia ortognática é feita em ambiente hospitalar, sendo uma procedimento controlado e na grande maioria sem cicatriz na face, pois é feito inteiramente pela parte interna da boca.

A terceira etapa e não menos importante se chama período pós-operatório, e significa que após a cirurgia o paciente precisa seguir algumas recomendações para sua melhor cicatrização.

É necessário se afastar temporariamente por 2 a 3 semanas das atividades do dia a dia, alimentando-se de líquidos e com o tempo muda-se a dieta para pastosos e assim por diante. Atividades com gasto excessivo de energia são liberadas após um período de seis a nove meses.

 

Quais os benefícios da cirurgia ortognática?

Os benefícios são muitos, sendo eles, estética (o que dá ao paciente uma maior confiança e autoestima), respiratório (proporcionando noites inteiras de sono) e funcional (melhoras na mastigação, correção de problemas na articulação da fala e etc).

 

O que é a articulação da fala?

A articulação da fala também conhecida como ATM (articulação temporomandibular) pode ser melhorada com a cirurgia ortognática, visto que quando um paciente apresenta uma má formação ou irregularidade maxilar, os órgãos que produzem a fala podem ser afetados se tiverem sua musculatura mal posicionada e dificuldade respiratória.

A cirurgia ortognática amplia a potência da voz e melhora a harmonia das cavidades oral e nasal.

 

Melhoria na mastigação

Quando a maxila ou a mandíbula é desproporcional á estrutura facial, a principal disfunção orofacial se dá na hora de mastigar e engolir os alimentos. Com a cirurgia, os músculos faciais responsáveis pela mastigação deixam de causar dor, solucionando o problema de mastigação e digestão.

 

Respiração adequada

Ao reposicionar a maxila, a cirurgia ortognática melhora a capacidade respiratória. Como isso é possível?

Com a reorganização óssea, distribuímos a via respiratória do paciente para uma posição adequada, o que após a cirurgia melhora a capacidade de respirar e diminui os distúrbios durante o sono, equilibrando assim o metabolismo.

 

Benefícios estéticos na face

Além de todos os benefícios funcionais na respiração, mastigação e digestão, a cirurgia ortognática é um tratamento adequado para quem sofre com a estética da face. Esse tratamento é indicado esteticamente quando há um crescimento exagerado dos ossos na região da boca, causando assim a assimetria facial.

Se for esse o caso, a intervenção  cirúrgica consegue reposicionar a maxila e a mandíbula, aperfeiçoando o rosto do paciente em algumas semanas.

Para se ter uma ideia sobre o impacto estético da intervenção, quando se mexe no posicionamento do queixo, por exemplo, pode-se notar uma diferença no nariz, que antes aparecia arqueado e então passa a ficar reto.

 

Existem contra indicações?

Sim. A primeira delas está relacionada à idade. A cirurgia deve ser indicada após os 17 anos, assim na fase adulta os ossos deixam de apresentar alterações. Além disso, devem-se considerar outros fatores que podem interferir negativamente no pós-operatório.

 

Com quem fazer uma ortognática?

Procure uma equipe habilitada para a realização da cirurgia, sabendo que é detalhada e pode impactar para melhor vários aspectos estéticos e funcionais do rosto. O ideal é que você procure um cirurgião dentista especialista em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial que tenha experiência e estudos nesse tipo de procedimento.

Agora que você sabe o que é, para que serve, quais são as contraindicações e por que contar com um dentista qualificado para realizar a cirurgia ortognática, fale com seu cirurgião, e lembre-se, a Medical Support disponibiliza de uma estrutura completa e profissionais altamente capacitados para atendermos qualquer tipo de ortognática.

 

Paulo Meneguzzi

Consultor Técnico