Home

Artigos

O que é a ATM, DTM e quais são os tratamentos na articulação da mandíbula.

Data: 21/09/2020

O que é a ATM, DTM e quais são os tratamentos na articulação da mandíbula.

A ATM ou articulação temporomandibular é a junção anatômica entre a mandíbula e o osso temporal. No nosso dia-a-dia podemos sentir dores ao abrir e fechar a boca, mastigar, sensação de deslocamento da mandíbula, fortes dores de cabeça entre outros sintomas que podem ser uma disfunção temporomandibular denominada de DTM.

 

Devo me preocupar?

Sim, é bom dar uma atenção, porém não é preciso entrar em pânico. Um cirurgião-dentista é o profissional que pode avaliar e indicar os melhores tratamentos para resolver esses incômodos na ATM.

 

Quais são as causas da DTM?

Como falado acima, sintomas como dores frequentes de cabeça, zunido no ouvido e estalos ao abrir e fechar a boca pode caracterizar uma disfunção temporomandibular. Para que você entenda como pode ocorrer o desencadeamento dessas sensações, separamos algumas causas da DTM.

 

-Fatores emocionais como ansiedade e estresse;

-Bruxismo (ato de ranger os dentes durante o sono);

-Traumas na face;

-Ausência de dentes na arcada dentária;

-Uso de próteses mal adaptadas;

-Roer unhas, mascar chiclete, dormir de bruços e mastigar apenas de um lado;

-Postura inadequada no trabalho entre outros hábitos que podem desencadear a DTM.

 

Nesses casos onde há a suspeita de disfunção temporomandibular, a melhor indicação é evitar os maus hábitos que podem desencadear a DTM e procurar um profissional especializado. Primeiro ele irá solicitar exames para o diagnóstico e após avaliar o quadro irá indicar o melhor tratamento.

 

E como é o tratamento para a DTM?

Sabendo que a DTM não tem uma cura, existem inúmeros tratamentos saudáveis e funcionais a fim de promover uma qualidade de vida ao paciente com a disfunção podendo variar de acordo com a gravidade de cada quadro clínico.

Em casos mais simples, os dentistas recomendam placas de mordidas, medicamentos, exercícios fonoaudiólogos, exercícios de fisioterapia e acupuntura. Dependendo da gravidade do caso, o procedimento cirúrgico pode ser a melhor solução encontrada pelo especialista.

Agora que sabemos um pouco mais sobre ATM e DTM, caso nos identifiquemos com alguns desses sintomas por que não procurar um especialista na área? Lembrando que o que explicamos aqui não substitui a avaliação e tratamento indicado pelo dentista especializado. Marque uma consulta e tire todas as suas dúvidas.

 

Paulo Meneguzzi

Consultor Técnico